[okfn-br] Advocacy na OFKN

Danilo Oliveira danilo.oliveira em openlex.com.br
Segunda Fevereiro 22 18:15:33 UTC 2016

Olá Heloísa,

É uma ótima questão. Pelo que entendi, o projeto legisla somente sobre a
Previdência Pública.

Vejo de duas maneiras, a primeira relacionada a mesma lógica da
disponibilização de dados sobre salários de servidores públicos. Devido
natureza do dinheiro público o interesse da sociedade se sobressai ao
interesse pessoal de manter esta informação privada. Dinheiro da
previdência é público, assim, todos seus dados e gastos, independente de
interesses privados, precisam esta público.

A segunda ótica é, caso haja muita resistência em divulgar estes dados
pessoais e de fato se comprovar que o interesse dos beneficiários deve ser
sobressair ao interesse público, acredito que os dados poderiam ser
disponibilizados de forma anônima, garantindo uma maior accountability
sobre esses gastos.

Nas duas abordagens o movimento de transparência ganha, na minha opinião, a
primeira é melhor. Não vejo o porque esconder essa informação. É uma
maneira de mostrar a todos que o processo de aposentadoria é justo e que
todos que seguirem as regras serão recompensando conforme o combinado. Sem
esconder.

De qualquer maneira, as duas abordagens requerem sugestões de nossa parte.
Independente se os dados forem anônimos ou não, eles precisa estar em
formato aberto para podermos analisarmos e cruzar com outras fontes.

Abraços,
Danilo