[okfn-br] Governo aberto é um teatro político para os corruptos?

Heloisa Pait heloisa em ok.org.br
Quinta Janeiro 14 14:05:05 UTC 2016

Eu falei do "caráter subsidiário da tecnologia". Só estou corrigindo uma
citação equivocada que apareceu acima.

Não vejo transparência como algo subsidiário de modo algum. É um elemento
essencial da democracia, da relação entre governantes e governados. Boa
parte das instituições liberais democráticas está voltada para garantir a
publicidade.

A tecnologia é, sim, subsidiária. Ela é um instrumento para aprimorarmos a
transparência e darmos maior publicidade ao que é estatal e, nas
democracias liberais, visto como coisa pública e não como protegidas pelo
segredo. É ela, a tecnologia, que não podemos tomar como objetivo, quando é
apenas meio. É ela que pode servir de fachada para governantes sem
competência ou com más intenções.

Espero que tenha ficado mais claro agora. Talvez a confusão venha
exatamente do problema que ressaltei, que é a confusão entre publicidade e
tecnologia para a publicidade.