[okfn-br] Digest okfn-br, volume 78, assunto 9

Neide De Sordi nsordi em gmail.com
Quinta Abril 26 18:09:43 UTC 2018

Oi Abdo, Peter e todos,

Fui eu quem levantei essa questão do Judiciário.
Eu me referia especificamente ao uso do sistema SEI, que está sendo
implantado em todo os órgãos do Poder Executivo e Judiciário. Ele foi
selecionado por um edital público pelo MPOG para a seleção de um software
que fizesse gestão da documentação gerada pelos órgãos. A ideia é implantar
o sei para substituir toda a tramitação de documentos em papel por
documentos digitais. Até o momento, dezenas de órgãos já estão utilizando o
SEI. Dei consultoria na implantação dele na Anatel. O SEI foi desenvolvido
pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e ele utiliza a biblioteca GLP,
mas, embora seja gratuito, ele não é um software livre. Para obtenção do
SEI é preciso fazer um convênio com o TRF 4ª Região. A lista de espera de
órgãos esperando a sua vez de implantar o SEI já tem previsão de termino
para o ano 2020. Essa discussão sobre o SEI não ser livre, sobre a
insegurança jurídica decorrente da possibilidade de haver uma denúncia à
FSF tem sido objeto de várias discussões em um grupo do Telegram sobre
Software Livre.
Segue o link sobre o SEI no site do MPOG. A utilização do SEI pelo serviço
público é um ponto muito positivo porque já resultou em grande economia por
ele estar substituindo softwares proprietários, a previsão de
desenvolvimento de um barramento para integrar os diversos órgãos também é
uma ótima ação. Falta apenas colocar o software verdadeiramente livre para
agilizar a sua adoção pelos órgãos, especialmente porque o TRF da 4ª Região
não tem essa missão de ser provedor de sistemas para o serviço público e
não tem agilidade nessa cessão de direitos.

Abdo, você sabe muito sobre essa questão de licenças, tratados
internacionais etc. Por que não faz uma palestra ou um curso sobre o
assunto? Tenho certeza que se fosse aqui em Brasília teria um público
enorme interessado.

Abraços,

Neide De Sordi